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Vol. 29 (1)
2025



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“Chega desta falsa guerra”: ecologias de valor, operários e ambientalistas na Itália do Sul

Antonio Maria Pusceddu

Este artigo mobiliza as ecologias de valor como um quadro concetual para dar conta dos conflitos, contradições e dilemas decorrentes da experiência da crise socioecológica contemporânea. Baseia-se num trabalho de campo etnográfico em Brindisi,

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Artigos

“Preventing them from being adrift”: challenges for professional practice in the Argentinean mental health system for children and adolescents

Axel Levin

This ethnographic article addresses the difficulties, practices, and strategies of the professionals of the only Argentine hospital fully specialized in the treatment of mental health problems of children and adolescents. More specifically, it

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Artigos

Fazendo Crianças: uma iconografia das ibejadas pelos centros, lojas e fábricas do Rio de Janeiro, Brasil

Morena Freitas

As ibejadas são entidades infantis que, junto aos caboclos, pretos-velhos, exus e pombagiras, habitam o panteão da umbanda. Nos centros, essas entidades se apresentam em coloridas imagens, alegres pontos cantados e muitos doces que nos permitem

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Artigos

To migrate and to belong: intimacy, ecclesiastical absence, and playful competition in the Aymara Anata-Carnival of Chiapa (Chile)

Pablo Mardones

The article analyzes the Anata-Carnival festivity celebrated in the Andean town of Chiapa in the Tarapacá Region, Great North of Chile. I suggest that this celebration constitutes one of the main events that promote the reproduction of feelings of

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Artigos

Hauntology e nostalgia nas paisagens turísticas de Sarajevo

Marta Roriz

Partindo de desenvolvimentos na teoria etnográfica e antropológica para os estudos do turismo urbano, este ensaio oferece uma descrição das paisagens turísticas de Sarajevo pela perspetiva do turista-etnógrafo, detalhando como o tempo se

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Memória

David J. Webster em Moçambique: epistolário mínimo (1971-1979)

Lorenzo Macagno

O artigo comenta, contextualiza e transcreve o intercâmbio epistolar que mantiveram, entre 1971 e 1979, o antropólogo social David J. Webster (1945-1989) e o etnólogo e funcionário colonial português, António Rita-Ferreira (1922-2014).

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Dossiê "Géneros e cuidados na experiência transnacional cabo-verdiana"

Género e cuidados na experiência transnacional cabo-verdiana: introdução

Luzia Oca González, Fernando Barbosa Rodrigues and Iria Vázquez Silva

Neste dossiê sobre o género e os cuidados na comunidade transnacional cabo-verdiana, as leitoras e leitores encontrarão os resultados de diferentes etnografias feitas tanto em Cabo Verde como nos países de destino da sua diáspora no sul da

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Dossiê "Géneros e cuidados na experiência transnacional cabo-verdiana"

“Vizinhu ta trocadu pratu ku kada casa”… Cuidar para evitar a fome em Brianda, Ilha de Santiago de Cabo Verde

Fernando Barbosa Rodrigues

Partindo do terreno etnográfico – interior da ilha de Santiago de Cabo Verde – e com base na observação participante e em testemunhos das habitantes locais de Brianda, este artigo é uma contribuição para poder interpretar as estratégias

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Dossiê "Géneros e cuidados na experiência transnacional cabo-verdiana"

“Eu já aguentei muita gente nessa vida”: sobre cuidados, gênero e geração em famílias cabo-verdianas

Andréa Lobo and André Omisilê Justino

Este artigo reflete sobre a categoria cuidado quando atravessada pelas dinâmicas de gênero e geração na sociedade cabo-verdiana. O ato de cuidar é de fundamental importância para as dinâmicas familiares nesta sociedade que é marcada por

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Dossiê "Géneros e cuidados na experiência transnacional cabo-verdiana"

Cadeias globais de cuidados nas migrações cabo-verdianas: mulheres que ficam para outras poderem migrar

Luzia Oca González and Iria Vázquez Silva

Este artigo toma como base o trabalho de campo realizado com mulheres de quatro gerações, pertencentes a cinco famílias residentes na localidade de Burela (Galiza) e aos seus grupos domésticos originários da ilha de Santiago. Apresentamos três

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Dossiê "Géneros e cuidados na experiência transnacional cabo-verdiana"

The difficult balance between work and life: care arrangements in three generations of Cape Verdean migrants

Keina Espiñeira González, Belén Fernández-Suárez and Antía Pérez-Caramés

The reconciliation of the personal, work and family spheres of migrants is an emerging issue in migration studies, with concepts such as the transnational family and global care chains. In this contribution we analyse the strategies deployed by

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Debate

Estrangeiros universais: a “viragem ontológica” considerada de uma perspetiva fenomenológica

Filipe Verde

Este artigo questiona a consistência, razoabilidade e fecundidade das propostas metodológicas e conceção de conhecimento antropológico da “viragem ontológica” em antropologia. Tomando como ponto de partida o livro-manifesto produzido por

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Debate

Universos estrangeiros: ainda a polêmica virada ontológica na antropologia

Rogério Brittes W. Pires

O artigo “Estrangeiros universais”, de Filipe Verde, apresenta uma crítica ao que chama de “viragem ontológica” na antropologia, tomando o livro The Ontological Turn, de Holbraad e Pedersen (2017), como ponto de partida (2025a: 252).1 O

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Debate

Resposta a Rogério Pires

Filipe Verde

Se há evidência que a antropologia sempre reconheceu é a de que o meio em que somos inculturados molda de forma decisiva a nossa compreensão do mundo e de nós mesmos. Isso é assim para a própria antropologia e, portanto, ser antropólogo é

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Debate

Da ontologia da fenomenologia na antropologia: ensaio de resposta

Rogério Brittes W. Pires

Um erro do construtivismo clássico é postular que verdades alheias seriam construídas socialmente, mas as do próprio enunciador não. Que minha visão de mundo, do fazer antropológico e da ciência sejam moldadas por meu ambiente – em

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Nota sobre a capa

Nota sobre a capa

Pedro Calapez

© Pedro Calapez. 2023. (Pormenor) Díptico B; Técnica e Suporte: Acrílico sobre tela colada em MDF e estrutura em madeira. Dimensões: 192 x 120 x 4 cm. Imagem gentilmente cedidas pelo autor. Créditos fotográficos: MPPC / Pedro

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Vol. 28 (3)
2024



Artigos

Conveniências contingenciais: a antecipação como prática temporal dos inspetores do SEF na fronteira aeroportuária portuguesa

Mafalda Carapeto

Este artigo surge no seguimento do trabalho etnográfico realizado num aeroporto em Portugal, onde de junho de 2021 a abril de 2022 acompanhei nos vários grupos e turnos o quotidiano dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A

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Artigos

Cotidiano e trajetórias vitais situadas de mulheres idosas (AMBA, província de Buenos Aires, Argentina): a incidência da pandemia de Covid-19

Ana Silvia Valero, María Gabriela Morgante y Julián Cueto

Este trabalho pretende dar conta das interseções entre diferentes aspetos da vida quotidiana e das trajetórias de vida das pessoas idosas num espaço de bairro e a incidência da pandemia de Covid-19. Baseia-se no desenvolvimento sustentado,

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Artigos

As reconfigurações do culture jamming no ambiente digital: o caso dos memes anticonsumismo na campanha #antiblackfriday (Brasil)

Liliane Moreira Ramos

Neste artigo discuto as reconfigurações do fenômeno chamado de culture jamming, característico da dimensão comunicativa do consumo político, a partir da apropriação de memes da Internet como uma ferramenta de crítica ao consumo. Com base na

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Artigos

Informal economies in Bairro Alto (Lisbon): the nocturnal tourist city explained through a street dealer’s life story

Jordi Nofre

The historical neighbourhood of Bairro Alto is the city’s most iconic nightlife destination, especially for tourists visiting Lisbon (Portugal). The expansion of commercial nightlife in this area has been accompanied by the increasing presence of

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Artigos

A pame theory of force: the case of the xi'iui of the Sierra Gorda of Querétaro, Mexico

Imelda Aguirre Mendoza

This text analyzes the term of force (mana’ap) as a native concept formulated by the pames (xi’iui) of the Sierra Gorda de Querétaro. This is related to aspects such as blood, food, cold, hot, air and their effects on the body. It is observed

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Artigos

Convergences and bifurcations in the biographies and autobiographies of indigenous intellectuals from Mexico and Brazil

Mariana da Costa Aguiar Petroni e Gabriel K. Kruell

In this article we present an exercise of reflection on the challenges involved in writing and studying the biographies and autobiographies of indigenous intellectuals in different geographical, historical and political scenarios: Mexico and Brazil,

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Artigos

A história através do sacrifício e da predação: território existencial tikmũ,ũn nas encruzilhadas coloniais entre os estados brasileiros de Minas Gerais e Bahia

Douglas Ferreira Gadelha Campelo

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Artigos

“Pra virar gente”: a imitação afetuosa nas relações das crianças Capuxu com seus bichos

Emilene Leite de Sousa e Antonella Maria Imperatriz Tassinari

Este artigo analisa as experiências das crianças Capuxu com os animais de seu convívio diário, buscando compreender como as relações das crianças com estas espécies companheiras atravessam o tecido social Capuxu conformando o sistema

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Artigos

Laboratórios de ciências biológicas como práticas: uma leitura etnográfica da anatomia vegetal em uma universidade da caatinga (Bahia, Brasil)

Elizeu Pinheiro da Cruz e Iara Maria de Almeida Souza

Ancorado em anotações elaboradas em uma etnografia multiespécie, este texto formula uma leitura de laboratórios de ciências biológicas como práticas situantes de atores humanos e não humanos. Para isso, os autores trazem à baila plantas

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Interdisciplinaridades

Mapas sensíveis nos territórios abandonados de estações férreas na fronteira Brasil-Uruguai

Vanessa Forneck e Eduardo Rocha

Esta pesquisa cartografa e investiga os territórios criados em decorrência do abandono das estações férreas, acentuado a partir dos anos 1980, nas cidades gêmeas de Jaguarão-Rio Branco e Santana do Livramento-Rivera, na fronteira

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Multimodal Alt

Uma etnografia gráfica como forma de afeto e de memória: aflições, espíritos, e processos de cura nas igrejas Zione em Maputo

Giulia Cavallo

Em 2016, três anos depois de ter concluído o doutoramento, embarquei numa primeira tentativa de traduzir a minha pesquisa etnográfica, em Maputo entre igrejas Zione, para uma linguagem gráfica. Através de uma série de ilustrações

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Recursividades

Desanthropic ethnography: between apocryphal stories of water, deep dichotomies and liquid dwellings

Alejandro Vázquez Estrada e Eva Fernández

In this text we address the possibility of deconstructing the relationships – that have water as a resource available to humans – that have ordered some dichotomies such as anthropos-nature, establishing that there are methodologies, theories

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Argumento

A Antropologia da Arte, a Antropologia – história, dilemas, possibilidades

Filipe Verde

Neste ensaio procuro primeiro identificar as razões do lugar marginal que a arte desde sempre ocupou no pensamento antropológico, sugerindo que elas são a influência da conceção estética de arte e da metafísica que suportou o projeto das

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Recensões

Um jovem caçador de lixo na Mafalala, nas décadas de 1960 e 1970

Diogo Ramada Curto

Celso Mussane (1957-) é um pastor evangélico moçambicano. Licenciou-se na Suécia (1994) e tirou o curso superior de Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Londrina no Brasil (2018). Entre 2019 e 2020, publicou

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Recensões

Alberto Corsín Jiménez y Adolfo Estalella, Free Culture and the City: Hackers, Commoners, and Neighbors in Madrid, 1997-2017

Francisco Martínez

Este libro tiene tres dimensiones analíticas: primero, es una etnografía del movimiento de cultura libre en Madrid. Segundo, es un estudio histórico sobre la traducción de lo digital a lo urbano, favoreciendo una nueva manera de posicionarse en

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Corte

O que mais podemos fazer com/nos buracos?

Tamta Khalvashi

28.09.2023

“Where is a bunker?” This question started to haunt many of us in Georgian cities, when Russia invaded Ukraine in February 2022. Quest for bunkers, basements and shelters, for spaces of both opacity and safety, was drawn from the possible spillover of this conflict onto Georgia that itself had been at war with Russia in 2008. Feelings of fear and anxiety snapped so strongly that they prompted us to introspect our cities from below – in search of spaces for survival.
"Onde é que há um bunker?" Esta pergunta começou a assombrar muitos de nós nas cidades da Geórgia, quando a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022. A procura de bunkers, caves e abrigos, de espaços de opacidade e de segurança, foi motivada pelo possível alastramento deste conflito à Geórgia, que tinha estado em guerra com a Rússia em 2008. Os sentimentos de medo e ansiedade foram tão fortes que nos levaram a introspeccionar as nossas cidades a partir de baixo - em busca de espaços de sobrevivência.
"¿Dónde hay un búnker?" Esta pregunta empezó a atormentarnos a muchos en las ciudades georgianas, cuando Rusia invadió Ucrania en febrero de 2022. La búsqueda de búnkeres, sótanos y refugios, de espacios a la vez opacos y seguros, surgió de la posible extensión de este conflicto a Georgia, que a su vez había estado en guerra con Rusia en 2008. Los sentimientos de miedo y ansiedad irrumpieron con tanta fuerza que nos impulsaron a introspeccionar nuestras ciudades desde abajo, en busca de espacios para la supervivencia.
"Où se trouve un bunker ? Cette question a commencé à hanter nombre d'entre nous dans les villes géorgiennes, lorsque la Russie a envahi l'Ukraine en février 2022. La quête de bunkers, de sous-sols et d'abris, d'espaces à la fois opaques et sûrs, a été motivée par la possibilité d'un débordement de ce conflit sur la Géorgie, qui avait elle-même été en guerre avec la Russie en 2008. Les sentiments de peur et d'anxiété ont été si forts qu'ils nous ont incités à introspecter nos villes d'en bas - à la recherche d'espaces de survie.

Nesta seção os editores convidam um ensaio desafiador que questionará e impulsionará o pensamento teórico-antropológico. Esta peça também pode incluir metodologias etnográficas de ponta, e proporá algo novo e controverso, dentro dos parâmetros do bom-senso profissional académico. Três comentaristas diferentes responderão a essas provocações com seus próprios pensamentos, baseados na sua experiência antropológica, com perspectivas críticas. O autor da peça principal tem espaço para uma resposta final.

Nesta primeira edição do “O Corte”, Francisco Martinez (Universidade de Tampere) discute o ‘direito à opacidade’ numa era de excesso visual, rastreamento (tracking) e exposição. Com base nas suas andanças etnográficas por caves e espaços fechados por todo o leste da Estónia, Martinez defende o potencial epistemológico destes ambientes, em termos de questionar os regimes hegemónicos e alternativos de visibilidade com os quais nos envolvemos. Que tipo de consequências políticas e epistemológicas podemos tirar de tal abordagem? O texto é seguido de reações de colegas com interrogações semelhantes. Mais sobre a secção “O Corte” aqui.





“Basement mirage”. Photo by author.

“Where is a bunker?” This question started to haunt many of us in Georgian cities, when Russia invaded Ukraine in February 2022. Quest for bunkers, basements and shelters, for spaces of both opacity and safety, was drawn from the possible spillover of this conflict onto Georgia that itself had been at war with Russia in 2008. Feelings of fear and anxiety snapped so strongly that they prompted us to introspect our cities from below – in search of spaces for survival.


What our renewed inquiry for bunkers revealed was that many underground spaces of Soviet blocks were not as opaque, secretive or even valid anymore. Indeed, basements in Soviet apartment buildings were intended to preserve sealing and waterproofing, and in an emergency, to be convertible back to shelters. But today, in Tbilisi for instance, most of these dark spaces were reformed into privatized areas of relation, becoming small shops, big supermarkets and banks, or even beauty salons instead. Since Soviet buildings did not have much storefront spaces due to the restrictions on private businesses, new shops and stores have, imaginatively, popped up in these once hidden spaces.

Basements and bunkers have even taken a form of individual homes, or home-like structures, for those who have not been able to afford rising real estate prices in residential buildings in Georgia. Even those bunkers in Soviet building blocks where once domestic trash was disposed, have been cleaned, renovated, privatized and rented out as homes to students in search of affordable housing. These barely breathable spaces (without a proper ventilation or lightning) are occupied by people precariously positioned. Those who are forced to seek inexpensive shelters in basements and bunkers - refugees, homeless, students and the evicted, are trapped in these abject temporalities and opacities of holes seemingly at infinitum, or in a standby regime.

A basement is a minor infrastructure, one related to the concept of opacity that Martínez proposes as an alternative to live beyond transparency, while questioning what conditions of existence are worth pursuing, and what political projects have to be defended to preserving them. That is staying with opacity endangers a critique of social and political arrangements of transparency and perhaps also calls for their capacity for social rearrangement and restructuring.

I take Francisco Martinez’s call for “the right to opacity”, as first posed by Édouard Glissant (1997), seriously. But I also would like to ask how can we achieve this right in places that are stripped of the “right to the city” (Harvey 2012) altogether? What is the promise of right to opacity in cities, saturated not merely by the current regimes of visibility, transparency and discernability, but by the machines of war, destruction and privatization? What kind of promise can the right to opacity, to invisibility, or indeterminacy hold out to those whose lives are entangled in repressive powers of market and war, themselves recruiting opacity on transparency’s behalf?

Looking at the city from its holes revealed, at least in Georgia, that it is made up with cleaves of not just unnoticed underground spaces, aesthetic experiments and alterative knowledge, but with opaque set of privatizations, dispossessions and destructions. It revealed that staying with those ex-centric and peripheral spaces such as holes and underground structures, do not always guarantee self-expression and adventure. For these basements often emerge as guarantees of prosperity for hegemonic order of capitalism itself resting on abject spaces, bodies, and infrastructures. It is like living in the city of Omelas, whose thriving life depends on the perpetual misery of a single child trapped in darkness and filth, as depicted by Ursula Le Guin in her novel Those Who Walk Away from Omelas.


“Looking from below”. Photo by author. 

It is at this disjunction that right to opacity may seem more complex and more multifaced for those, who do not just stay with the hole, but are stuck in/with it. And although this insistence on opacity through holes is crucial in a time of hypervisibility and hierarchical monitoring, I wonder what if we think about it together with the right to the city as elaborated first by Henri Lefebvre (1986) and later by David Harvey (2012)? Right to the city is a collective ability to change ourselves by changing our urban surroundings and to be able to imagine and govern the city beyond the market forces. Bunkers, basements, and shelters – these dark corners of architecture – embodying structures of both oppression and creation, are now superseded by an ideal of private property that has emerged as a new form of state and capital capture in Georgia. It impedes the possibility to live otherwise, to enjoy opacity as a way of creativity. So, I wonder, what would it mean to think of these basements as a way of uncovering opaque muddle of post-socialist capitalism along, those that absorb bunkers and basements as sources to expand their lives?

To defend the right to the city is to insist against the threat of one-sided, linear story of post-Soviet development. It is to cultivate those conditions that sustain such life the opaque promises. When routed through this way, opacity emerges not as a technology of resistance for those with little power, but it becomes a mode of being in its own right – a condition of existence. It emerges as an active force, rather than a passive reaction. It is this active force that promises to expose the hegemonic regimes of visibility, market and war; it makes us aware that falling into a hole is no single person’s fault. For right to the city names the structural condition that keeps people in a perpetual haze of hole. As Martínez aptly demonstrates, holes, then, can incite both claustrophobic and permissive affect, which may be evoked in a graffiti left behind by Soviet soldiers in their military shelters: “What else can we do in Silki?” To put it differently, “What else can we do with/in the hole in which we are trapped?” In my experience, there is something fundamentally oppressive in holes, but the message that Martínez leaves us with is that we may dissociate them from structural precarities that discipline our lives and invent our own technologies of invisibility, the one that expands our ability to change the very terms of living.

Tamta Khalvashi (Professor of Anthropology, Ilia State University; Cornell Society for the Humanities Fellow, 2022-2023).



Tamta Khalvashi is a professor of Anthropology and the Head of the PhD Program of Social and Cultural Anthropology at Ilia State University in Georgia. She obtained her PhD in Anthropology from Copenhagen University (2015). She has been awarded postdoctoral fellowships from Fulbright Program at New York University, Department of Anthropology (2016-2017) and Cornell University, the Society for the Humanities (2022-23). Her research interests are located in the overlap of experimental anthropology, the interdisciplinary field of affect theory, and cultural anthropology with a particular focus on postsocialist transformations, peripheral histories, marginal social identities, space and materiality. Her article Horizons of Medea: Economies and Cosmologies of Dispossession in Georgia (Journal of Royal Anthropological Institute, 2018) has been awarded Honorary Mention from Soyuz (Postsocialist Cultural Studies Research Network of the American Anthropological Association) in the Article Price Annual Competition (2018). Khalvashi is author of A Sea of Transience: Politics, Poetics and Aesthetics on the Black Sea Coast (with Martin Demant Frederiksen, 2023). 

References

Harvey, David. (2012). “Rebel Cities: From the Right to the City to the Urban Revolution”. Verso: London and New York.

Lefebvre Henri. (1996). Writing on Cities. Blackwell Publishers: Oxford and Malden.

Le Guin, Ursula. (1973) “The Ones Who Walk Away from Omelas.” The Wind's Twelve Quarters. New York: Harpers.

Artigos relacionados

"Lights Out. Practicing Opacity in Estonian Basements" by Francisco Martínez
"From basement to de-basement? A probing response to opacity" by Hermione Spriggs
"Where the Story Begins Anew" by Patrick Laviolette
"Etnografiar lo subterráneo: notas e inspiraciones sobre el texto de Francisco Martínez" by Mariana Tello Weiss

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