English

Português

Español

Français

Colocar mensagem aqui

Revista

Sobre

Equipa Editorial

Autores

Submissão de Artigos

Números

Agora

Sobre

Equipa Editorial

Artigos

Secções

Âmbito editorial
Periodicidade
Línguas de publicação
Dimensão das contribuições
Título, resumo e palavras-chave
Identificação do autor
Referências bibliográficas
Extratextos
Envio de propostas
Sistema de avaliação e seleção
Anonimização dos artigos
Dossiês temáticos: envio de propostas, avaliação e seleção
Referências bibliográficas - alguns exemplos
Direitos sobre o material publicado
Submissão de artigos

Submissão de artigos

A Etnográfica é uma revista académica especializada em antropologia social e cultural. Aceita propostas de artigos científicos, dossiês temáticos e artigos de crítica da literatura, para além de outros contributos que possam ser julgados do interesse do público da revista. Todos os textos propostos pelos autores ou organizadores deverão ser inéditos.

Cada volume anual da Etnográfica é composto por três números, publicados quadrimestralmente em fevereiro, junho e outubro. As propostas podem ser enviadas em qualquer momento.

Os textos poderão ser apresentados em português, inglês, espanhol ou francês.

Os artigos propostos que ultrapassem as 9.000 palavras ou 60.000 caracteres (com espaços) não serão admitidos para avaliação. No entanto, os autores serão convidados a proceder a uma revisão para ressubmissão, de forma a corresponder a este requisito.
Os artigos em dossiê temático não devem exceder os 40.000 caracteres (com espaços) ou 7.000 palavras (vide infra).

Os artigos devem incluir um título (preferencialmente não muito longo), um resumo e até seis palavras-chave em duas línguas: na língua do texto e em português/inglês.

O autor deverá estar identificado no texto pelos seguintes elementos: nome, filiação institucional (centro de investigação, departamento, universidade), país e endereço de e-mail publicável.

As referências bibliográficas devem ser feitas no sistema "Autor (data)" no corpo do texto, devendo ser elencada a bibliografia referida (e só a referida) no final do texto, no formato definido (ver exemplos na página seguinte ou em números anteriores).

Poderão ser incluídos quadros e figuras que clarifiquem o argumento, desde que em número reduzido e fornecidos com qualidade para impressão a preto e branco.

Os artigos devem ser propostos por e-mail para etnografica@cria.org.pt em ficheiro de texto (Word), em qualquer momento.
A submissão de propostas de dossiê temático obedece a normas específicas (vide infra).

A seleção das propostas recebidas é da responsabilidade da comissão editorial e segue um rigoroso sistema de arbitragem por pares, sendo valorizadas a inovação teórica e a fundamentação etnográfica. Os artigos científicos são sujeitos ao parecer de colaboradores externos à revista em regime de anonimato bilateral.
A avaliação e seleção de propostas de dossiê temático obedece a normas específicas (vide infra).

Os artigos devem conter sempre na primeira página:
    Nome do/s autor/es
    E-mail e filiação do/s autor/es
    ORCID do/s autor/es
    Agradecimentos (caso haja)
    Financiamento (caso haja)

No texto (incluindo notas de rodapé) anonimizar:
    Todas as informações explícitas referentes ao autor, tais como auto-citações ou referências a trabalhos anteriores, usando [referência suprimida para avaliação]; ou instituição a que pertence, usando [informação suprimida para avaliação].
    Se a indicação da referência for indispensável ao texto, o autor deverá ser referido na terceira pessoa, por exemplo “Silva (2021) explica que” em vez de “Tal como expliquei (Silva 2021)”
    O local/instituição em que o trabalho de campo foi realizado, caso denuncie a identidade do autor
    Caso seja necessário distinguir um autor do outro, recorrer à numeração. Exemplo, “[Autor 1] deslocou-se a um local, e o [Autor 2] deslocou-se ao outro local”
    Caso o artigo seja fruto de uma tese, o artigo não deverá ter o mesmo título da tese

Na bibliografia:
    Eliminar todas as referências que foram ocultadas no texto. No fim da bibliografia acrescentar [referências suprimidas para avaliação]

Anonimizar o documento:
    Antes de abrir o documento: botão direito do rato sobre o ficheiro > propriedades > detalhes > eliminar nome do autor.
    Com o documento aberto: ficheiro > informações > eliminar nome do autor.

As propostas de dossiê temático devem ser enviadas por e-mail para etnografica@cria.org.pt em ficheiro de texto (Word). A proposta deve incluir: um texto de apresentação (até 2500 palavras), que dê conta do propósito, contribuição e unidade do dossier; títulos e resumos dos artigos; identificação dos autores; identificação, contactos e uma curta biografia (c. 150 palavras) de cada um dos organizadores. Um dossiê deve ser constituído por introdução e, no mínimo, três artigos.
NB: O envio à Etnográfica de uma proposta de dossier pressupõe que o respetivo manuscrito se encontra em condições de ser submetido na íntegra, caso seja selecionado pela comissão editorial para revisão por pares.
As propostas submetidas até 31 de janeiro de cada ano são apreciadas pela comissão editorial durante os dois meses seguintes, sendo comunicado até 31 de março, aos organizadores de cada dossiê proposto, se o mesmo segue para arbitragem por pares. Em caso afirmativo, o manuscrito deve ser submetido, o mais tardar, até 30 de abril.
A totalidade do dossiê não deve exceder as 40.000 palavras, incluindo artigos, introdução e eventual comentário ou outras peças. Cada um dos artigos não deve exceder os 40.000 caracteres (com espaços) ou 7.000 palavras.
A avaliação por pares incide sobre cada um dos artigos e, também, sobre o dossier no seu conjunto.
O dossiê ou dossiês positivamente avaliados no âmbito da arbitragem por pares serão por norma publicados no ano seguinte.
A comissão editorial considera a possibilidade de realizar convites diretos no âmbito da organização de dossiês sobre temas que julgue críticos na agenda científica e pública da antropologia. Eventuais propostas submetidas neste âmbito estarão sujeitas a todos os procedimentos descritos acima.

No texto:
Outras opiniões foram já registadas (Malinowski 1921: 345).
Vários autores trabalharam o assunto (Malinowski 1921; Evans-Pritchard 1965).
Fernandes (2002, 2003) expôs este problema.
Como afirmou Evans-Pritchard, “What can he do anyhow?” (1965 [1940]: 166).

Na bibliografia final:
ANTUNES, José M., 2004, “Passado, presente e futuro dos artigos online”, Revista de Informática Experimental, 6 (3). Disponível em <http://www.rie.pt/2004/jma1> (última consulta em setembro de 2005).
BASTOS, Cristiana, Miguel Vale de ALMEIDA, e Bela FELDMAN-BIANCO (orgs.), 2004, Trânsitos Coloniais: Diálogos Críticos Luso-Brasileiros. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
CABRAL, João de Pina, e Nelson LOURENÇO, 2003, Em Terra de Tufões: Dinâmicas da Etnicidade Macaense. Macau: ICM.
DIAS, Jill, 2002, “Novas identidades africanas em Angola no contexto do comércio atlântico”, in Cristiana Bastos, Miguel Vale de Almeida e Bela Feldman-Bianco (orgs.), Trânsitos Coloniais: Diálogos Críticos Luso-Brasileiros. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 293-320.
EVANS-PRITCHARD, Edward E., 1965 [1940], The Nuer: A Description of the Modes of Livelihood and Political Institutions of a Nilotic People. Oxford: Oxford University Press.
FERNANDES, António, 2002, “Como citar textos eletrónicos”. Disponível em <http://www.citartextoselectronicos.com/fernandes1> (última consulta em maio de 2003).
FERNANDES, António, 2003, Tudo sobre Textos Electrónicos. Lisboa: Editora E-livros. Disponível em <http://www.ebooksparatodos.pt/fernandes/htm> (última consulta em abril de 2004).
MALINOWSKI, Bronislaw, 1921, “Classificatory particles in the language of Kiriwina”, Bulletin of The School of Oriental Studies, 1 (4): 33-78.

Ao aceitarem a publicação na Etnográfica, nas suas edições impressa e eletrónica, os autores mantêm todos os direitos sobre o material publicado. O Centro em Rede de Investigação em Antropologia, entidade editora da revista e responsável pela sua difusão e comercialização em qualquer formato e suporte julgado adequado à promoção da cultura científica, assegurará sempre que a autoria é devidamente mencionada e respeitada. A matéria dos artigos é da responsabilidade dos autores. No âmbito da licença Creative Commons (CC BY-NC 3.0), qualquer republicação do texto deverá reconhecer a Etnográfica como lugar de publicação original.

https://revistas.rcaap.pt/etnografica/index

< Voltar

Revista

Sobre

Equipa Editorial

Autores

Submissão de Artigos

Números

Agora

Sobre

Equipa Editorial

Artigos

Secções

Política de privacidade

Iscte-Instituto Universitário de Lisboa
Edifício 4 - Iscte_Conhecimento e Inovação, Sala B1.130 
Av. Forças Armadas, 40 1649-026 Lisboa, Portugal

(+351) 210 464 057
etnografica@cria.org.pt

Financiado pela FCT, I. P. (UIDB/04038/2020 e UIDP/04038/2020)

© 2025 Revista Etnográfica

Revista

Sobre

Equipa Editorial

Autores

Submissão de Artigos

Números

Agora

Sobre

Equipa Editorial

Artigos

Secções

Política de privacidade

Iscte-Instituto Universitário de Lisboa
Edifício 4 - Iscte_Conhecimento e Inovação, Sala B1.130 
Av. Forças Armadas, 40 1649-026 Lisboa, Portugal

(+351) 210 464 057
etnografica@cria.org.pt

Financiado pela FCT, I. P. (UIDB/04038/2020 e UIDP/04038/2020)

© 2025 Revista Etnográfica

25 de Abril: 50 Anos - Reflexos e Reflexões
Antropologia urgente
Atalho
Corte
Dos arquivos
Entrevista
Found in Translation
LAB - Living Anthropology and Art Boundaries
Lado B
Multimodal Alt
Notas Rápidas
Notas de Campo
O livro e os seus críticos
Recensões
  • Filtrar
  • Limpar Filtro

    Dos arquivos

    “Não à Europa Fortaleza!”: imigração, pânicos morais e fronteiras

    José Mapril

    09.04.2025

    Nesta edição, a paisagem de fundo é a crescente incrustação de xenofobia e discriminação nas políticas e discursos, em demasiados lugares e também aqui – onde se anunciam centros de detenção de pessoas “ilegais” e “vias verdes”
    [+]

    Entrevista

    Entrevista a Jaume Franquesa

    Jaume Franquesa, Ruy Llera Blanes

    03.04.2025

    A presente entrevista tem como convidado Jaume Franquesa, antropólogo, investigador no College of Arts and
    [+]

    Lado B

    INCLUSÃO–EXCLUSÃO: Textos da Oficina de Escrita Etnográfica

    Gianmarco Marzola

    João Afonso Baptista

    30.03.2025

    Esta coletânea visa capturar o espírito coletivo, experimental e criativo da Oficina de Escrita Etnográfica, realizada na primavera de 2024 pelo grupo de investigação “Diversidades: Etnografias no mundo contemporâneo” do Instituto de
    [+]

    Notas Rápidas

    Ter terra e ser da terra: dois sentidos complementares

    Verena Sevá Nogueira

    30.03.2025

    Este texto propõe-se a uma breve reflexão sobre o sentido da terra num contexto camponês. Discorre sobre um processo de mudanças socioterritoriais vivenciadas por famílias rurais do
    [+]

    Antropologia urgente

    Ecologias de sustentabilidade e redes de solidariedade: saberes e práticas no Vale dos Espinhos (Equador) e Vale do Ribeira, São Paulo (Brasil)

    Barbarita Lara, Marina Gomes, Maria Eliza Manteca, Diná Silva, Salomón Acosta, Nelson Espinoza, Jaqueline L. Silva, Aparecido Medeiros, Andrea Chávez, Génesis Delgado, Danielle Samia, Cleberson Moura, Daniela Balanzátegui, Francisco S. Noelli, Marianne Sallum

    29.03.2025

    Neste artigo damos conta de dois projetos ativos no Vale do Chota (províncias de Imbabura e Carchi, Equador) e no Vale do Ribeira, Apiaí (São Paulo, Brasil). Ambas as iniciativas estabelecem um
    [+]

    Multimodal Alt

    Mapas sensíveis nos territórios abandonados de estações férreas na fronteira Brasil-Uruguai

    Vanessa Forneck e Eduardo Rocha

    05.03.2025

    [+]

    LAB - Living Anthropology and Art Boundaries

    Entrevista com Elena Mazzi

    Marco Maria Zanin

    25.02.2025

    Nesta secção do Agora, tenho o prazer de apresentar uma entrevista com a artista italiana Elena Mazzi, cujo trabalho se situa na fronteira entre a arte e a antropologia, transformando a
    [+]

    Notas de Campo

    Fragmentos d’O barro imaginado

    Sónia Mota Ribeiro

    12.12.2024

    Esta peça, composta por um breve texto e um conjunto de imagens de notas de campo, fotografias, mapas relacionais, cadernos, desenhos em folhas soltas, e etnografia – reflete o meu processo de
    [+]

    Notas de Campo

    A tônica da botânica: nota sobre a sensibilidade dos saberes

    Pedro Crepaldi Carlessi

    26.11.2024

    Este registro de campo, produzido em 2015, nasce de uma pesquisa etnográfica em que segui o percurso de plantas colhidas em um terreiro de umbanda e levadas a um laboratório de taxonomia botânica
    [+]

    Antropologia urgente

    Genealogias audiovisuais, poéticas e memórias afro-indígenas: pelas lentes de artistas - pesquisadoras(es) do Equador e do Brasil

    Barbarita Lara, Yuliana Ortiz, Amanda Takuapu/Comunidade Tabaçu Reko Ypy, Katherine Chalá, Génesis Delgado, Darwin Minda, Andrea Chávez, Iván Zambrano, Fabiana Leite, Cleberson Moura, Marianne Sallum, Daniela Balanzátegui

    16.11.2024

    Este ensaio visual reúne expressões artísticas que refletem as memórias Afro-Indígenas nas Américas. Convidámos artistas, ativistas, pesquisadora(o)s e aliada(o)s,
    [+]

    Notas Rápidas

    Vê se não te molhas... se apanhas o vírus depois quem trata de mim?

    Ricardo Vieira

    15.11.2024

    Este texto, de natureza etnobiográfica, dá conta das estratégias de comunicação entre um idoso institucionalizado, em tempo de covid-19, e a sua família. Procura mostrar que nem todas as pessoas
    [+]

    Entrevista

    Entrevista a Rosa Maria Perez

    Rosa Maria Perez, Inês Lourenço

    15.10.2024

    Entrevista a Rosa Maria Perez, antropóloga, investigadora integrada do CRIA-Iscte, Professora jubilada do departamento de Antropologia do Iscte e Professora no Indian Institute of Technology, Gandhinagar,
    [+]

    Dos arquivos

    A provincialização dos projetos económicos ortodoxos: porosidades, relações e moralidades

    Patrícia Alves de Matos

    24.09.2024

    Os severos efeitos humanos e sociais da crise financeira de 2008, posteriormente intensificados por políticas austeritárias nos dois lados do Atlântico, levaram a um renovado interesse, na antropologia como noutras ciências sociais, pelas
    [+]

    25 de Abril: 50 Anos - Reflexos e Reflexões

    As terras e os baldios

    Diego Amoedo

    22.08.2024

    50 anos depois, o que aconteceu à terra? Para além das profundas transformações políticas e sociais que o 25 de Abril trouxe para Portugal, verificaram-se
    [+]

    Antropologia urgente

    Construindo redes afetivas afroindígenas: mulheres, educação e ativismo na América Latina

    Katherine Chalá, Daniela Balanzátegui, Valentina Romero, Catarina Nimbopyruá Delfina dos Santos, María Celeste Sánchez Sugía, Watatakalu Yawalapiti, Maria John, Marianne Sallum

    17.07.2024

    Os movimentos sociais e as organizações de base lideradas por mulheres Indígenas e afrodescendentes na América Latina desempenham um papel central na defesa dos direitos civis, territoriais
    [+]

    Notas de Campo

    A estrada de tijolos amarelos que percorro como etnógrafa

    Noelia García Rodríguez

    11.07.2024

    Neste texto, comparo a minha experiência de trabalho de campo antropológico a uma viagem de transformação e crescimento, como a viagem de Dorothy Gale pela estrada de tijolos amarelos na
    [+]

    25 de Abril: 50 Anos - Reflexos e Reflexões

    25 de Abril, Sempre!

    03.07.2024

    A Etnográfica celebra os 50 anos do 25 de Abril de 1974. Quisemos associar uma proposta artística (musical) a esta extraordinária edição, um conteúdo exclusivo do
    [+]

    Entrevista

    Entrevista a José Sobral

    José Sobral, Patrícia Alves de Matos

    02.07.2024

    Entrevista com José Manuel Sobral, antropólogo e investigador jubilado do Instituto de
    [+]

    25 de Abril: 50 Anos - Reflexos e Reflexões

    Observando a transformação da terra em Portugal

    Fabienne Wateau

    25.06.2024

    50 anos depois, o que aconteceu à terra? Para além das profundas transformações políticas e sociais que o 25 de Abril trouxe para Portugal, verificaram-se
    [+]

    Notas Rápidas

    Na cidade das sombras: movendo-se ante a violência em Veracruz

    Juan Antonio Flores Martos

    20.06.2024

    Etnografar o impacto da violência na vida da população de Veracruz (México) estimula uma transformação das formas de trabalhar e de estar no campo. O etnógrafo
    [+]

    Antropologia urgente

    Arqueologias Indígenas, territórios e direitos humanos: diálogos entre representantes Tupi Guarani, Tuxá e Eastern Pequot

    Yacunã Tuxá, Natasha Gambrell, Luã Apyká, Blaire Morseau, Stephen W. Silliman, Daniela Balanzátegui, Marianne Sallum

    21.05.2024

    Nas últimas décadas cresceu um movimento global de solidariedade entre vários povos Indígenas, Afrodescendentes e comunidades tradicionais, unidos para defender e preservar
    [+]

    Notas de Campo

    É por sentir a tua falta que estou magro: (re)encontros masculinos no Chaco boliviano

    Pere Morell i Torra

    18.04.2024

    O presente texto centra-se no meu último encontro com um dos meus principais interlocutores em campo, quando uma mudança no tema da minha pesquisa alterou também a nossa relação
    [+]

    Antropologia urgente

    A Guerra Contra Gaza: Genocídio, Geopolítica e Antropologia

    Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto

    27.03.2024

    O número de mortos e feridos, assim como a destruição da infraestrutura civil na ofensiva militar perpetrada por Israel contra Gaza atingiu proporções estarrecedoras em poucas
    [+]

    Notas Rápidas

    As meninas desaparecidas: exploração sexual de crianças sob a forma de tráfico interno auto-gerido

    M. Belén Ortega-Senet

    13.03.2024

    A exploração sexual de crianças (ESCA) é uma das formas mais invisíveis de violência sexual, carregada de mitos, estereótipos, preconceitos e muito simplificada na sua
    [+]

    Found in Translation

    Antropologia em língua árabe: para lá do monopólio discursivo

    Abdellah Hammoudi

    Tradução de Ilham Houass e Diane Abd-El-Karim

    Revisto por Francisco Freire e Abdallah Hammoudi

    12.03.2024

    O texto do antropólogo marroquino Abdellah Hammoudi, que hoje encontramos aqui vertido em português, foi originalmente publicado em árabe, em 2018, como introdução ao livro A
    [+]

    Notas de Campo

    A esquina da calabaceira: encontros, afetos e etnografia no Vale

    Simone Frangella

    Max Ruben Ramos

    05.03.2024

    Neste texto, Simone Frangella e Max Ruben Ramos falam da experiência de trabalho de campo em curso no Vale da Amoreira, no Concelho da Moita, Área Metropolitana de Lisboa. O relato convida a pensar sobre
    [+]

    Dos arquivos

    Deambular pelo passado com o presente estripado: olhar Gaza através dos arquivos

    Raquel Gil Carvalheira

    04.03.2024

    Neste fevereiro de genocídio em direto, a proposta é "Deambular pelo passado com o presente estripado: olhar Gaza através dos Arquivos". Isto no mês em que a Etnográfica inaugura a secção Found in Translation com a proposta de Abdellah
    [+]

    Entrevista

    Entrevista a Caroline Brettell

    Caroline Brettell

    Marta Rosales

    Sónia Ferreira

    27.02.2024

    Entrevista a Caroline Brettell, realizada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, a 30 de Junho de 2023. A entrevista incidiu sobre a experiência de terreno da autora junto da emigração portuguesa em
    [+]

    Lado B

    Ex-votos à volta do monumento ao Dr. Sousa Martins

    (Re)encontrar Sousa Martins

    Vincenzo Scamardella

    06.02.2024

    Este conto é uma etnoficção cerca de uma busca contemporânea e individual de ajuda sobrenatural que tem as suas raízes nas memórias de infância do protagonista. Nesta história, a figura do Miguel, inspirada nos encontros realizados no campo
    [+]

    O livro e os seus críticos

    Uma década e muitos acontecimentos depois: o que (re) ler dos possíveis liberalismos minoritários?

    Paulo Victor Leite Lopes

    06.02.2024

    Nesta primeira edição do “Um livro e os seus críticos”, debatemos o livro recente de Moisés Lino e Silva (Universidade Federal da Bahia), "Minoritarian Liberalism. A Travesti Life in a Brazilian Favela (2022)". Assente em pesquisa
    [+]

    Notas Rápidas

    “Logo ali”: sobre a legibilidade relativa de paisagens urbanas

    Thaddeus Gregory Blanchette

    23.01.2024

    Partindo de uma breve experiência quase-etnográfica casual, Thaddeus Blanchette mostra-nos a cidade como espaço de “legibilidade relativa”, emaranhado em
    [+]

    Notas Rápidas

    O valor da confissão e o exercício da justiça

    Catarina Frois

    06.12.2023

    Nesta peça discuto o intrincado das diferentes verdades que resulta do material empírico constituído pelas narrativas de autores de crime em situação de privação
    [+]

    Multimodal Alt

    Ver como um routier: borderscapes entre o Sul da Europa e a África Ocidental

    Pedro Figueiredo Neto e Ricardo Falcão

    22.11.2023

    Routier é a auto-designação utilizada por homens senegaleses que conduzem veículos com várias décadas de idade, sobrecarregados com artigos, na sua maioria em
    [+]

    Notas Rápidas

    Ética relacional e cuidado com o mundo

    Jarrett Zigon

    16.11.2023

    Na contribuição inaugural desta secção, Jarrett Zigon desafia os limites da antropologia em relativizar e localizar. Com base na tradição
    [+]

    Lado B

    Todos curmanos

    Ramón Sarró

    10.10.2023

    Partindo da análise da novela "El bosque de Ancines", do escritor galego Carlos Martínez-Barbeito, e do seu fascínio por bosques e lobos e outros arquétipos, o autor examina o conceito de "curmano". O que é um curmano? Somos todos
    [+]

    Lado B

    Nombres de lugar: el espíritu

    Ramón Sarró

    10.10.2023

    O nome transforma o espaço num lugar particular e em particular o nome religioso define e constrói a identidade do local de forma profunda. Neste ensaio o autor combina paisagem, linguagem e religião para refletir sobre os processos nos quais o
    [+]

    Entrevista

    Entrevista a João Leal

    João Leal

    Luís Cunha

    Humberto Martins

    03.10.2023

    A presente entrevista tem como convidado João Leal, primeiro diretor da Etnográfica. Foi conduzida por Luís Cunha e Humberto Martins, na Biblioteca do Museu Nacional de Etnologia, em
    [+]

    Corte

    Etnografar o subterrâneo: notas e inspirações a partir do texto de Francisco Martínez

    Mariana Tello Weiss

    28.09.2023

    O texto é muito inspirador, tanto do ponto de vista teórico como metodológico. Propõe uma etnografia das caves de Sillamäe, uma pequena aldeia no leste da Estónia. Uma aldeia
    [+]

    Corte

    O que mais podemos fazer com/nos buracos?

    Tamta Khalvashi

    28.09.2023

    "Onde é que há um bunker?" Esta pergunta começou a assombrar muitos de nós nas cidades da Geórgia, quando a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022. A procura de
    [+]

    Corte

    Da cave à des-cave? Uma resposta de questionamento à opacidade

    Hermione Spriggs

    21.09.2023

    "O opaco não é o obscuro" (Glissant 1997:191). É assim que começa o texto de Francisco Martínez sobre as caves, que ele aborda como espaços de opacidade que podem, no
    [+]

    Notas de Campo

    Identidade(s) e negociação: a dança de veste e despe, despe e veste!

    Raquel Mendes Pereira

    19.09.2023

    Na tentativa de me distanciar dos corpos desnudados dos turistas e integrar-me, decidi encomendar alguns vestidos à Arna, a costureira da aldeia. Ainda assim, ao longo de toda a pesquisa, o meu corpo e o modo
    [+]

    Corte

    Onde a história começa de novo

    Patrick Laviolette

    29.08.2023

    Francisco Martínez começa o seu ensaio com uma citação de Édouard Glissant. Poderia muito bem ter escolhido algo da Poética do Espaço (1958) de Gaston
    [+]

    Dos arquivos

    Nós, o género e a sexualidade

    Miguel Vale Almeida

    25.08.2023

    As ciências sociais e as humanidades foram, em Portugal, muito resistentes ao desenvolvimento de estudos de género e sexualidade. Se a condição periférica do país, bem como o advento da democracia apenas em 1974, podem explicar esse fenómeno,
    [+]

    O livro e os seus críticos

    Liberdade para desejar

    Victor Hugo de Souza Barreto

    28.06.2023

    Nesta primeira edição do “Um livro e os seus críticos”, debatemos o livro recente de Moisés Lino e Silva (Universidade Federal da Bahia), "Minoritarian Liberalism. A Travesti Life in a Brazilian Favela (2022)". Assente em pesquisa
    [+]

    Corte

    Apagar as luzes. Praticar a opacidade nas caves da Estónia

    Francisco Martínez

    21.06.2023

    Este artigo investiga os tipos de coisas que são guardadas e as práticas que têm lugar em diferentes caves, a fim de refletir sobre regimes alternativos de visibilidade na Estónia
    [+]

    Antropologia urgente

    Mapas confusos: notas sobre as novas territorialidades energéticas em Portugal e na Europa

    Ruy Llera Blanes

    Luís Silva

    Francisco Freire

    Antonio Maria Pusceddu

    Antónia Lima

    Paulo Mendes

    21.06.2023

    No contexto atual de pós-pandemia, crise climática e conflito armado na Ucrânia, a questão da energia, a sua produção, acesso e consumo ganharam protagonismo no panorama
    [+]

    Revista

    Sobre

    Equipa Editorial

    Autores

    Submissão de Artigos

    Números

    Agora

    Sobre

    Equipa Editorial

    Artigos

    Secções

    Política de privacidade

    Iscte-Instituto Universitário de Lisboa
    Edifício 4 - Iscte_Conhecimento e Inovação, Sala B1.130 
    Av. Forças Armadas, 40 1649-026 Lisboa, Portugal

    (+351) 210 464 057
    etnografica@cria.org.pt

    Financiado pela FCT, I. P. (UIDB/04038/2020 e UIDP/04038/2020)

    © 2025 Revista Etnográfica

    Revista

    Sobre

    Equipa Editorial

    Autores

    Submissão de Artigos

    Números

    Agora

    Sobre

    Equipa Editorial

    Artigos

    Secções

    Política de privacidade

    Iscte-Instituto Universitário de Lisboa
    Edifício 4 - Iscte_Conhecimento e Inovação, Sala B1.130 
    Av. Forças Armadas, 40 1649-026 Lisboa, Portugal

    (+351) 210 464 057
    etnografica@cria.org.pt

    Financiado pela FCT, I. P. (UIDB/04038/2020 e UIDP/04038/2020)

    © 2025 Revista Etnográfica

    English

    Português

    Español

    Français

    Colocar mensagem aqui

    Revista

    Sobre

    Equipa Editorial

    Autores

    Submissão de Artigos

    Números

    Agora

    Sobre

    Equipa Editorial

    Artigos

    Secções