Artigos
Antonio Maria Pusceddu
Este artigo mobiliza as ecologias de valor como um quadro concetual para dar conta dos conflitos, contradições e dilemas decorrentes da experiência da crise socioecológica contemporânea. Baseia-se num trabalho de campo etnográfico em Brindisi,
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Axel Levin
This ethnographic article addresses the difficulties, practices, and strategies of the professionals of the only Argentine hospital fully specialized in the treatment of mental health problems of children and adolescents. More specifically, it
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Morena Freitas
As ibejadas são entidades infantis que, junto aos caboclos, pretos-velhos, exus e pombagiras, habitam o panteão da umbanda. Nos centros, essas entidades se apresentam em coloridas imagens, alegres pontos cantados e muitos doces que nos permitem
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Pablo Mardones
The article analyzes the Anata-Carnival festivity celebrated in the Andean town of Chiapa in the Tarapacá Region, Great North of Chile. I suggest that this celebration constitutes one of the main events that promote the reproduction of feelings of
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Marta Roriz
Partindo de desenvolvimentos na teoria etnográfica e antropológica para os estudos do turismo urbano, este ensaio oferece uma descrição das paisagens turísticas de Sarajevo pela perspetiva do turista-etnógrafo, detalhando como o tempo se
[+]Memória
Lorenzo Macagno
O artigo comenta, contextualiza e transcreve o intercâmbio epistolar que mantiveram, entre 1971 e 1979, o antropólogo social David J. Webster (1945-1989) e o etnólogo e funcionário colonial português, António Rita-Ferreira (1922-2014).
[+]Dossiê "Géneros e cuidados na experiência transnacional cabo-verdiana"
Luzia Oca González, Fernando Barbosa Rodrigues and Iria Vázquez Silva
Neste dossiê sobre o género e os cuidados na comunidade transnacional cabo-verdiana, as leitoras e leitores encontrarão os resultados de diferentes etnografias feitas tanto em Cabo Verde como nos países de destino da sua diáspora no sul da
[+]Dossiê "Géneros e cuidados na experiência transnacional cabo-verdiana"
Fernando Barbosa Rodrigues
Partindo do terreno etnográfico – interior da ilha de Santiago de Cabo Verde – e com base na observação participante e em testemunhos das habitantes locais de Brianda, este artigo é uma contribuição para poder interpretar as estratégias
[+]Dossiê "Géneros e cuidados na experiência transnacional cabo-verdiana"
Andréa Lobo and André Omisilê Justino
Este artigo reflete sobre a categoria cuidado quando atravessada pelas dinâmicas de gênero e geração na sociedade cabo-verdiana. O ato de cuidar é de fundamental importância para as dinâmicas familiares nesta sociedade que é marcada por
[+]Dossiê "Géneros e cuidados na experiência transnacional cabo-verdiana"
Luzia Oca González and Iria Vázquez Silva
Este artigo toma como base o trabalho de campo realizado com mulheres de quatro gerações, pertencentes a cinco famílias residentes na localidade de Burela (Galiza) e aos seus grupos domésticos originários da ilha de Santiago. Apresentamos três
[+]Dossiê "Géneros e cuidados na experiência transnacional cabo-verdiana"
Keina Espiñeira González, Belén Fernández-Suárez and Antía Pérez-Caramés
The reconciliation of the personal, work and family spheres of migrants is an emerging issue in migration studies, with concepts such as the transnational family and global care chains. In this contribution we analyse the strategies deployed by
[+]Debate
Filipe Verde
Este artigo questiona a consistência, razoabilidade e fecundidade das propostas metodológicas e conceção de conhecimento antropológico da “viragem ontológica” em antropologia. Tomando como ponto de partida o livro-manifesto produzido por
[+]Debate
Rogério Brittes W. Pires
O artigo “Estrangeiros universais”, de Filipe Verde, apresenta uma crítica ao que chama de “viragem ontológica” na antropologia, tomando o livro The Ontological Turn, de Holbraad e Pedersen (2017), como ponto de partida (2025a: 252).1 O
[+]Debate
Filipe Verde
Se há evidência que a antropologia sempre reconheceu é a de que o meio em que somos inculturados molda de forma decisiva a nossa compreensão do mundo e de nós mesmos. Isso é assim para a própria antropologia e, portanto, ser antropólogo é
[+]Debate
Rogério Brittes W. Pires
Um erro do construtivismo clássico é postular que verdades alheias seriam construídas socialmente, mas as do próprio enunciador não. Que minha visão de mundo, do fazer antropológico e da ciência sejam moldadas por meu ambiente – em
[+]Nota sobre a capa
Pedro Calapez
© Pedro Calapez. 2023. (Pormenor) Díptico B; Técnica e Suporte: Acrílico sobre tela colada em MDF e estrutura em madeira. Dimensões: 192 x 120 x 4 cm. Imagem gentilmente cedidas pelo autor. Créditos fotográficos: MPPC / Pedro
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Mafalda Carapeto
Este artigo surge no seguimento do trabalho etnográfico realizado num aeroporto em Portugal, onde de junho de 2021 a abril de 2022 acompanhei nos vários grupos e turnos o quotidiano dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). A
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Ana Silvia Valero, María Gabriela Morgante y Julián Cueto
Este trabalho pretende dar conta das interseções entre diferentes aspetos da vida quotidiana e das trajetórias de vida das pessoas idosas num espaço de bairro e a incidência da pandemia de Covid-19. Baseia-se no desenvolvimento sustentado,
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Liliane Moreira Ramos
Neste artigo discuto as reconfigurações do fenômeno chamado de culture jamming, característico da dimensão comunicativa do consumo político, a partir da apropriação de memes da Internet como uma ferramenta de crítica ao consumo. Com base na
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Jordi Nofre
The historical neighbourhood of Bairro Alto is the city’s most iconic nightlife destination, especially for tourists visiting Lisbon (Portugal). The expansion of commercial nightlife in this area has been accompanied by the increasing presence of
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Imelda Aguirre Mendoza
This text analyzes the term of force (mana’ap) as a native concept formulated by the pames (xi’iui) of the Sierra Gorda de Querétaro. This is related to aspects such as blood, food, cold, hot, air and their effects on the body. It is observed
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Mariana da Costa Aguiar Petroni e Gabriel K. Kruell
In this article we present an exercise of reflection on the challenges involved in writing and studying the biographies and autobiographies of indigenous intellectuals in different geographical, historical and political scenarios: Mexico and Brazil,
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Douglas Ferreira Gadelha Campelo
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Emilene Leite de Sousa e Antonella Maria Imperatriz Tassinari
Este artigo analisa as experiências das crianças Capuxu com os animais de seu convívio diário, buscando compreender como as relações das crianças com estas espécies companheiras atravessam o tecido social Capuxu conformando o sistema
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Elizeu Pinheiro da Cruz e Iara Maria de Almeida Souza
Ancorado em anotações elaboradas em uma etnografia multiespécie, este texto formula uma leitura de laboratórios de ciências biológicas como práticas situantes de atores humanos e não humanos. Para isso, os autores trazem à baila plantas
[+]Interdisciplinaridades
Vanessa Forneck e Eduardo Rocha
Esta pesquisa cartografa e investiga os territórios criados em decorrência do abandono das estações férreas, acentuado a partir dos anos 1980, nas cidades gêmeas de Jaguarão-Rio Branco e Santana do Livramento-Rivera, na fronteira
[+]Multimodal Alt
Giulia Cavallo
Em 2016, três anos depois de ter concluído o doutoramento, embarquei numa primeira tentativa de traduzir a minha pesquisa etnográfica, em Maputo entre igrejas Zione, para uma linguagem gráfica. Através de uma série de ilustrações
[+]Recursividades
Alejandro Vázquez Estrada e Eva Fernández
In this text we address the possibility of deconstructing the relationships – that have water as a resource available to humans – that have ordered some dichotomies such as anthropos-nature, establishing that there are methodologies, theories
[+]Argumento
Filipe Verde
Neste ensaio procuro primeiro identificar as razões do lugar marginal que a arte desde sempre ocupou no pensamento antropológico, sugerindo que elas são a influência da conceção estética de arte e da metafísica que suportou o projeto das
[+]Recensões
Diogo Ramada Curto
Celso Mussane (1957-) é um pastor evangélico moçambicano. Licenciou-se na Suécia (1994) e tirou o curso superior de Teologia Bíblica na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Londrina no Brasil (2018). Entre 2019 e 2020, publicou
[+]Recensões
Francisco Martínez
Este libro tiene tres dimensiones analíticas: primero, es una etnografía del movimiento de cultura libre en Madrid. Segundo, es un estudio histórico sobre la traducción de lo digital a lo urbano, favoreciendo una nueva manera de posicionarse en
[+]De forma crítica, e análoga, ao movimento multicultural dos anos 90, o qual foi impulsionado pela promoção da cultura como um motor económico, parece que, após um ciclo de esgotamento das produções criativas associadas à perspectiva branca, o campo artístico está agora, de maneira crescente e voraz, voltado para as expressões e narrativas do “mundo não branco”, apresentando esta mudança como “descolonial”. Entretanto, assim como ocorreu no passado, é crucial observar até que ponto essa inclusão resulta, de facto, em transformações estruturais capazes de desafiar o olhar julgador de poder estabelecido. Adotamos como lugar de observação dois dos mais proeminentes eventos internacionais de arte contemporânea na Europa: a Bienal de Veneza (2024) e a Documenta em Kassel (2022). Ambos se destacam pelo reconhecimento de caráter universalista ocidental, que lhes confere um desproporcionado poder de legitimação, dificilmente contestável pelos agentes artísticos e culturais que neles participam.
Figura 1 – Pavilhão Hãhãwpuá (ex. Brasil), Exposição, Ka’a Pûera: nós somos pássaros que andam, ‘Okará Assojaba, o conselho de anciãos ouvindo’, Gliceria Tupinambá e a comunidade Tupinambá da aldeia Serra do Padeiro e Olivença, Bahia, 60 Bienal Internacional de Arte de Venezia, 2024.
Numa entrevista realizada com os curadores (Arissana Pataxó, Denilson Baniwa e Gustavo Caboco Wapichana), estes afirmaram:
“Uma das coisas que tivemos mais dificuldade foi ter [os textos da exposição] em Nheengatu […] Pensamos que não tinha de ser em italiano, mas português e inglês e Nheengatu, uma língua tupi moderna. Isso foi uma discussão [com a Bienal] que demorou um tempo p’ra aceitarem […] não que o Nheengatu seja falado por todo mundo, mas entendemos isto como uma afirmação política, dentro do debate histórico mesmo que vivemos.”
Figuras 2 e 3 – Visitantes examinam as legendas da sala Okará Assojaba do Pavilhão Hãhãwpuá na 60 Bienal Internacional de Arte de Venezia, Abril de 2024.
Dois dias após a abertura do Documenta15, a obra Popular Justice, do coletivo indonésio Taring Padi, foi removida por acusações de antissemitismo, apesar de reações divididas. A ministra da cultura da Alemanha, Claudia Roth, declarou que a remoção era necessária e deveria ter ocorrido antes, mas enfatizou que “mais ações devem seguir”. De facto, uma Comissão Consultiva Científica foi estabelecida para analisar e orientar o trabalho dos curadores designados pelo Comitê de Direção Artística, representado pelo coletivo indonésio Ruangrupa.[1]
Figura 4 – O vazio deixado pela remoção da obra Popular Justice do coletivo indonésio Taring Padi, Documenta15, Kassel, 2022.
Figura 5 – Tokyo Reels Film Festival, Subversive Film Collective, também censurado pelo poder disciplinar da direção de Documenta15, Kassel, 2022.
Pouco dias antes do encerramento de Documenta15, o Tokyo Reels Film Festival, obra do coletivo Subversive Film com clipes pró-palestinos dos anos 60 a 80, foi condenado à obscuridade. A comissão considerou a obra “altamente problemática, subversiva e repleta de cenas antissemitas e antissionistas”, destacando que “os filmes representam um perigo maior do que Popular Justice devido ao seu potencial efeito incitador”.
Figura 6 – Visitantes inspecionam o trabalho do coletivo Taring Padi uma retrospetiva de 22 anos de trabalho apresentado no Hallenbad Ost, Documenta15 em Kassel, 2022.
O grupo curatorial respondeu publicando uma carta com o título “Estamos com raiva, estamos tristes, estamos cansados, estamos unidos”, assinada por milhares de trabalhadores das artes no mundo, afirmando:
“Não permitimos ser definidos, inspecionados, recolonizados por mais uma instituição. […] Recusamos a forma agressiva, não controlada e intencionalmente humilhante de crítica e julgamento do Conselho Fiscal e dos acionistas. Recusamos a superioridade eurocêntrica – e neste caso especificamente germanocêntrica – como uma forma de disciplinar, administrar e domesticar. Viemos aqui como iguais. Viemos aqui no poder, e viemos aqui para nos colocarmos no domínio público, sem nada a esconder ou do que nos envergonhar.”
Laura Burocco (CRIA-Iscte)