English

Português

Español

Français

Coloque el mensaje aquí

Revista

Sobre

Editorial Team

Autores

Submissão de Artigos

Números

Agora

Sobre

Editorial Team

Artigos

Sections

Vol. 29 (2)
2025



Artigos

Quebra-cabeças de narciso: a etnografia defronta-se com o delírio e se “hospeda” no Hotel da Loucura – Rio de Janeiro

Luciano von der Goltz Vianna

O presente artigo parte de um debate que visa compreender como os regimes disciplinares da antropologia conduzem o pesquisador a seguir um protocolo específico de questões e interesses em suas pesquisas. O objetivo, aqui, é discutir sobre os

[+]


Artigos

Detrás de niñxs, objetos y cuises: agencia e investigación en un barrio periurbano de Córdoba (Argentina)

Rocío Fatyass

En este artículo retomo emergentes de un proyecto de investigación con niñxs que tiene lugar en un barrio periurbano de la ciudad de Villa Nueva (Córdoba, Argentina) y discuto sobre la agencia infantil y la participación de lxs niñxs en

[+]


Artigos

A propósito da construção de conhecimentos sobre o ecossistema amazônico a partir de uma instituição científica brasileira

Aline Moreira Magalhães

A produção de um saber moderno acerca da flora e fauna amazônicas incorpora, desde as expedições naturalistas do século XVIII, conhecedores e conhecedoras por vivência daquele ecossistema. No Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

[+]


Interdisciplinariedad

Viver numa casa do Siza: a experiência da arquitetura de autor na Malagueira, Évora

Juliana Pereira, Ana Catarina Costa, André Carmo, Eduardo Ascensão

Este artigo retoma os estudos sobre a casa e o habitar desenvolvidos pela Antropologia e pela Arquitetura portuguesas, acrescentando-lhes um olhar vindo das geografias da arquitetura, para de seguida explorar a forma como os habitantes de edifícios

[+]


Dossiê “Beyond penal populism: complexifying justice systems and security through qualitative lenses”

Introduction: Beyond penal populism: complexifying justice systems and security through qualitative lenses

Annabelle Dias Félix, Maria João Leote de Carvalho, Catarina Frois

In the global political landscape, as far-right parties gain prominence, populist rhetoric advocating for harsher justice and security policies is becoming increasingly prevalent. Proponents of this rhetoric base their discourse on “alarming”

[+]


Dossiê “Beyond penal populism: complexifying justice systems and security through qualitative lenses”

Privatizing urban security: control, hospitality and suspicion in the Brazilian shopping

Susana Durão, Paola Argentin

In this article we argue that hospitality security – a modality that confuses control and care – operates through the actions of security guards in the creation of what we call pre-cases. From a dense ethnography accompanying these workers in a

[+]


Dossiê “Beyond penal populism: complexifying justice systems and security through qualitative lenses”

“Abuso policial, todos os dias o enfrentamos”: notas etnográficas sobre violência policial racista

Pedro Varela

A violência policial racista é uma das facetas mais brutais do racismo na nossa sociedade, refletindo estruturas de poder e opressão que marginalizam setores da sociedade. Este artigo sublinha a importância de compreender essa realidade,

[+]


Dossiê “Beyond penal populism: complexifying justice systems and security through qualitative lenses”

Marginality, security, surveillance, crime, imprisonment: reflections on an intellectual and methodological trajectory

Catarina Frois

This article engages with contemporary anthropological and ethnographic methodological debates by reflecting on the challenges of conducting research in contexts related with marginality, deviance, surveillance, and imprisonment. It examines the

[+]


Dossiê “Beyond penal populism: complexifying justice systems and security through qualitative lenses”

Navigating the labyrinth: qualitative research in the securitized border regions of North Africa

Lydia Letsch

Qualitative researchers face unique challenges in the dynamic domain of border regions, particularly when venturing into highly securitized areas with a constant military presence, advanced surveillance, and restricted access zones. This article

[+]


Memoria

Uma vida, muitas vidas: entrevista com Victor Bandeira, etnógrafo e viajante

Rita Tomé, João Leal

Falecido recentemente, Victor Bandeira (1931-2024) desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da museologia etnográfica em Portugal. Foi graças às suas expedições a África (1960-1961, 1966, 1967), ao Brasil (1964-1965) e à Indonésia

[+]


Premio Lévi-Strauss

Da “nota de pesar” à “injusta agressão”: notícias sobre morte escritas pela PMSC

Jo P. Klinkerfus

Este trabalho é uma versão reduzida e sintetizada da etnografia realizada do PMSC Notícia, a plataforma de notícias da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A partir das notícias sobre a morte, o morrer e os mortos publicadas no site no

[+]

Vol. 29 (1)
2025



artigos

“Chega desta falsa guerra”: ecologias de valor, operários e ambientalistas na Itália do Sul

Antonio Maria Pusceddu

Este artigo mobiliza as ecologias de valor como um quadro concetual para dar conta dos conflitos, contradições e dilemas decorrentes da experiência da crise socioecológica contemporânea. Baseia-se num trabalho de campo etnográfico em Brindisi,

[+]


artigos

“Evitar que queden a la deriva”: desafíos de la práctica profesional en el sistema de salud mental argentino para niños/as y adolescentes

Axel Levin

Esta investigación etnográfica aborda las dificultades, prácticas, y estrategias de los/las profesionales del único hospital argentino especializado, íntegramente, en el tratamiento de problemáticas en salud mental de niños, niñas, y

[+]


artigos

Fazendo Crianças: uma iconografia das ibejadas pelos centros, lojas e fábricas do Rio de Janeiro, Brasil

Morena Freitas

As ibejadas são entidades infantis que, junto aos caboclos, pretos-velhos, exus e pombagiras, habitam o panteão da umbanda. Nos centros, essas entidades se apresentam em coloridas imagens, alegres pontos cantados e muitos doces que nos permitem

[+]


artigos

Migrar y seguir perteneciendo: intimidad, ausencia eclesiástica y competencia lúdica en la Anata-Carnaval aymara de Chiapa (Chile)

Pablo Mardones

El artículo analiza la fiesta de la Anata-Carnaval en el pueblo precordillerano Chiapa en la región de Tarapacá, Norte Grande de Chile. Se sugiere que esta celebración se constituye como evento principal de reproducción de sentidos de

[+]


artigos

Hauntology e nostalgia nas paisagens turísticas de Sarajevo

Marta Roriz

Partindo de desenvolvimentos na teoria etnográfica e antropológica para os estudos do turismo urbano, este ensaio oferece uma descrição das paisagens turísticas de Sarajevo pela perspetiva do turista-etnógrafo, detalhando como o tempo se

[+]


Memoria

David J. Webster em Moçambique: epistolário mínimo (1971-1979)

Lorenzo Macagno

O artigo comenta, contextualiza e transcreve o intercâmbio epistolar que mantiveram, entre 1971 e 1979, o antropólogo social David J. Webster (1945-1989) e o etnólogo e funcionário colonial português, António Rita-Ferreira (1922-2014).

[+]


Dossier «Género y cuidados en la experiencia transnacional caboverdiana»

Género e cuidados na experiência transnacional cabo-verdiana: introdução

Luzia Oca González, Fernando Barbosa Rodrigues and Iria Vázquez Silva

Neste dossiê sobre o género e os cuidados na comunidade transnacional cabo-verdiana, as leitoras e leitores encontrarão os resultados de diferentes etnografias feitas tanto em Cabo Verde como nos países de destino da sua diáspora no sul da

[+]


Dossier «Género y cuidados en la experiencia transnacional caboverdiana»

“Vizinhu ta trocadu pratu ku kada casa”… Cuidar para evitar a fome em Brianda, Ilha de Santiago de Cabo Verde

Fernando Barbosa Rodrigues

Partindo do terreno etnográfico – interior da ilha de Santiago de Cabo Verde – e com base na observação participante e em testemunhos das habitantes locais de Brianda, este artigo é uma contribuição para poder interpretar as estratégias

[+]


Dossier «Género y cuidados en la experiencia transnacional caboverdiana»

“Eu já aguentei muita gente nessa vida”: sobre cuidados, gênero e geração em famílias cabo-verdianas

Andréa Lobo and André Omisilê Justino

Este artigo reflete sobre a categoria cuidado quando atravessada pelas dinâmicas de gênero e geração na sociedade cabo-verdiana. O ato de cuidar é de fundamental importância para as dinâmicas familiares nesta sociedade que é marcada por

[+]


Dossier «Género y cuidados en la experiencia transnacional caboverdiana»

Cadeias globais de cuidados nas migrações cabo-verdianas: mulheres que ficam para outras poderem migrar

Luzia Oca González and Iria Vázquez Silva

Este artigo toma como base o trabalho de campo realizado com mulheres de quatro gerações, pertencentes a cinco famílias residentes na localidade de Burela (Galiza) e aos seus grupos domésticos originários da ilha de Santiago. Apresentamos três

[+]


Dossier «Género y cuidados en la experiencia transnacional caboverdiana»

El difícil equilibrio entre trabajo y vida: arreglos para el cuidado de tres generaciones de migrantes caboverdianas

Keina Espiñeira González, Belén Fernández-Suárez and Antía Pérez-Caramés

La conciliación de las esferas personal, laboral y familiar de las personas migrantes es un tema emergente en los estudios migratorios de mano de conceptos como el de familia transnacional o las cadenas globales de cuidados. En esta contribución

[+]


Debate

Estrangeiros universais: a “viragem ontológica” considerada de uma perspetiva fenomenológica

Filipe Verde

Este artigo questiona a consistência, razoabilidade e fecundidade das propostas metodológicas e conceção de conhecimento antropológico da “viragem ontológica” em antropologia. Tomando como ponto de partida o livro-manifesto produzido por

[+]


Debate

Universos estrangeiros: ainda a polêmica virada ontológica na antropologia

Rogério Brittes W. Pires

O artigo “Estrangeiros universais”, de Filipe Verde, apresenta uma crítica ao que chama de “viragem ontológica” na antropologia, tomando o livro The Ontological Turn, de Holbraad e Pedersen (2017), como ponto de partida (2025a: 252).1 O

[+]


Debate

Resposta a Rogério Pires

Filipe Verde

Se há evidência que a antropologia sempre reconheceu é a de que o meio em que somos inculturados molda de forma decisiva a nossa compreensão do mundo e de nós mesmos. Isso é assim para a própria antropologia e, portanto, ser antropólogo é

[+]


Debate

Da ontologia da fenomenologia na antropologia: ensaio de resposta

Rogério Brittes W. Pires

Um erro do construtivismo clássico é postular que verdades alheias seriam construídas socialmente, mas as do próprio enunciador não. Que minha visão de mundo, do fazer antropológico e da ciência sejam moldadas por meu ambiente – em

[+]

Nota sobre la cubierta

Nota sobre la cubierta

Pedro Calapez

© Pedro Calapez. 2023. (Pormenor) Díptico B; Técnica e Suporte: Acrílico sobre tela colada em MDF e estrutura em madeira. Dimensões: 192 x 120 x 4 cm. Imagem gentilmente cedidas pelo autor. Créditos fotográficos: MPPC / Pedro

[+]

Revista

Sobre

Editorial Team

Autores

Submissão de Artigos

Números

Agora

Sobre

Editorial Team

Artigos

Sections

Política de privacidade

Iscte-Instituto Universitário de Lisboa
Edifício 4 - Iscte_Conhecimento e Inovação, Sala B1.130 
Av. Forças Armadas, 40 1649-026 Lisboa, Portugal

(+351) 210 464 057
etnografica@cria.org.pt

Financiado pela FCT, I. P. (UIDB/04038/2020 e UIDP/04038/2020)

© 2025 Revista Etnográfica

Revista

Sobre

Editorial Team

Autores

Submissão de Artigos

Números

Agora

Sobre

Editorial Team

Artigos

Sections

Política de privacidade

Iscte-Instituto Universitário de Lisboa
Edifício 4 - Iscte_Conhecimento e Inovação, Sala B1.130 
Av. Forças Armadas, 40 1649-026 Lisboa, Portugal

(+351) 210 464 057
etnografica@cria.org.pt

Financiado pela FCT, I. P. (UIDB/04038/2020 e UIDP/04038/2020)

© 2025 Revista Etnográfica

Notas Rápidas

Ética relacional y cuidado del mundo

Jarrett Zigon

16.11.2023

In the inaugural contribution to this section, Jarrett Zigon challenges the anthropology limits of relativizing and localizing. Based on the phenomenological-hermeneutic tradition, he proposes an anthropology of ethics capable of conceptually articulating-synthesizing empirical ethnographic diversity and providing perspectives for understanding (and caring for) the human and non-human existents of our complex world. According to his proposal for a “relational ethics”, the anthropological foundation to ethical theory will decisively help to find answers to the top ethical question – “how is it between us?”, always considering the relationality, situatedness, and sensibility underlying being-in-the-world as unavoidable ontological features. 

DOI: https://doi.org/10.25660/agora0012.gq6h-ds04

Na contribuição inaugural desta secção, Jarrett Zigon desafia os limites da antropologia em relativizar e localizar. Com base na tradição fenomenológico-hermenêutica, propõe uma antropologia da ética capaz de articular-sintetizar concetualmente a diversidade etnográfica empírica e de oferecer perspectivas para compreender (e cuidar) dos seres humanos e não-humanos do nosso mundo complexo. De acordo com a sua proposta de uma "ética relacional", a fundamentação antropológica da teoria ética ajudará decisivamente a encontrar respostas para a principal questão ética - "como é que as coisas se passam entre nós?", considerando sempre a relacionalidade, a situacionalidade e a sensibilidade subjacentes ao ser-no-mundo como características ontológicas incontornáveis.

DOI: https://doi.org/10.25660/agora0012.gq6h-ds04
En la contribución inaugural de esta sección, Jarrett Zigon desafía los límites de la antropología de relativizar y localizar. Basándose en la tradición fenomenológico-hermenéutica, propone una antropología de la ética capaz de articular-sintetizar conceptualmente la diversidad etnográfica empírica y ofrecer perspectivas para comprender (y cuidar) las existencias humanas y no humanas de nuestro complejo mundo. De acuerdo con su propuesta de una "ética relacional", la fundamentación antropológica de la teoría ética ayudará decisivamente a encontrar respuestas a la pregunta ética por excelencia: "¿cómo es entre nosotros?", considerando siempre la relacionalidad, la situacionalidad y la sensibilidad subyacentes al ser-en-el-mundo como características ontológicas ineludibles.

DOI: https://doi.org/10.25660/agora0012.gq6h-ds04
Dans la contribution inaugurale de cette section, Jarrett Zigon remet en question les limites de l'anthropologie en matière de relativisation et de localisation. S'appuyant sur la tradition phénoménologique et herméneutique, il propose une anthropologie de l'éthique capable d'articuler conceptuellement et de synthétiser la diversité ethnographique empirique et de fournir des perspectives pour comprendre (et prendre soin) des existences humaines et non humaines de notre monde complexe. Selon sa proposition d'une "éthique relationnelle", le fondement anthropologique de la théorie éthique aidera de manière décisive à trouver des réponses à la principale question éthique - "comment cela se passe-t-il entre nous ?", en considérant toujours la relation, la situation et la sensibilité qui sous-tendent l'être-au-monde comme des caractéristiques ontologiques incontournables.

DOI: https://doi.org/10.25660/agora0012.gq6h-ds04
Esta sección tiene un perfil similar al de un blog, que puede incluir entradas independientes y originales, pero también breves reflexiones de autores de textos publicados en la revista, ofreciendo una versión más "popular", en formato blog, del artículo respectivo.


En la contribución inaugural de esta sección, Jarrett Zigon desafía los límites de la antropología de relativizar y localizar. Basándose en la tradición fenomenológico-hermenéutica, propone una antropología de la ética capaz de articular-sintetizar conceptualmente la diversidad etnográfica empírica y ofrecer perspectivas para comprender (y cuidar) las existencias humanas y no humanas de nuestro complejo mundo. De acuerdo con su propuesta de una "ética relacional", la fundamentación antropológica de la teoría ética ayudará decisivamente a encontrar respuestas a la pregunta ética por excelencia: "¿cómo es entre nosotros?", considerando siempre la relacionalidad, la situacionalidad y la sensibilidad subyacentes al ser-en-el-mundo como características ontológicas ineludibles.
[i] See for example: Jarrett Zigon, “Moral Breakdown and the Ethical Demand: A Theoretical Framework for an Anthropology of Moralities,” Anthropological Theory 7, no. 2 (2007): 131–50; How Is It between Us? Relational Ethics and Care for the World (Chicago: HAU Books, 2024). [ii] Jarrett Zigon, “What Is a Situation?: An Assemblic Ethnography of the Drug War,” Cultural Anthropology 30, no. 3 (2015): 501–24. [iii] See for example: Zigon, “Moral Breakdown and the Ethical Demand”; “Within a Range of Possibilities: Morality and Ethics in Social Life,” Ethnos 74, no. 2 (2009): 251–76; HIV Is God’s Blessing: Rehabilitating Morality in Neoliberal Russia (Berkeley: University of California Press, 2011); Disappointment: Toward a Critical Hermeneutics of Worldbuilding (New York: Fordham University Press, 2018); A War on People: Drug User Politics and a New Ethics of Community (Oakland: University of California Press, 2019); How Is It between Us? Relational Ethics and Care for the World. [iv] Please note that I do not mean ‘structure’ in the sense of any of the various structuralisms. Rather, I mean it in the philosophical anthropological sense of that which makes possible. Thus, for example, the structure of moral experience is that which makes possible the very possibility of morality and ethics. [v] See for example: Jarrett Zigon and C. Jason Throop, “Moral Experience: Introduction,” Ethos 42, no. 1 (2014): 1–15. [vi] For example: Joel Robbins, Becoming Sinners: Christianity and Moral Torment in a Papua New Guinea Society (Berkeley: University of California Press, 2004); Zigon, “Moral Breakdown and the Ethical Demand”; Zigon, “Within a Range of Possibilities”; Michael Lambek, “Toward an Ethics of the Act,” in Ordinary Ethics: Anthropology, Language, and Action (New York: Fordham University Press, 2010), 39–63; James D. Faubion, An Anthropology of Ethics (Cambridge: Cambridge University Press, 2011); Veena Das, “Ordinary Ethics,” in A Companion to Moral Anthropology, ed. Didier Fassin (Malden, MA: Wiley-Blackwell, 2012), 133–49; Cheryl Mattingly, “Two Virtue Ethics and the Anthropology of Morality,” Anthropological Theory 12, no. 2 (2012): 161–84; James Laidlaw, The Subject of Virtue: An Anthropology of Ethics and Freedom (Cambridge: Cambridge University Press, 2014); C. Jason Throop, “Moral Moods,” Ethos 42, no. 1 (2014): 65–83; Zigon and Throop, “Moral Experience”; Jarrett Zigon, “Attunement and Fidelity: Two Ontological Conditions for Morally Being-in-the-World,” Ethos 42, no. 1 (2014): 16–30; Webb Keane, Ethical Life: Its Natural and Social Histories (Princeton: Princeton University Press, 2015); Rasmus Dyring, “From Moral Facts to Human Finitude: On the Problem of Freedom in the Anthropology of Ethics,” HAU: Journal of Ethnographic Theory 8, no. 1/2 (2018): 223–35; Thomas Schwarz Wentzer, “Human, the Responding Being: Considerations Towards a Philosophical Anthropology of Responsiveness,” in Moral Engines: Exploring the Ethical Drives in Human Life, ed. Cheryl Mattingly et al. (New York and Oxford: Berghahn Books, 2018), 211–29.

< Vuelve

Revista

Sobre

Editorial Team

Autores

Submissão de Artigos

Números

Agora

Sobre

Editorial Team

Artigos

Sections

Política de privacidade

Iscte-Instituto Universitário de Lisboa
Edifício 4 - Iscte_Conhecimento e Inovação, Sala B1.130 
Av. Forças Armadas, 40 1649-026 Lisboa, Portugal

(+351) 210 464 057
etnografica@cria.org.pt

Financiado pela FCT, I. P. (UIDB/04038/2020 e UIDP/04038/2020)

© 2025 Revista Etnográfica

Revista

Sobre

Editorial Team

Autores

Submissão de Artigos

Números

Agora

Sobre

Editorial Team

Artigos

Sections

Política de privacidade

Iscte-Instituto Universitário de Lisboa
Edifício 4 - Iscte_Conhecimento e Inovação, Sala B1.130 
Av. Forças Armadas, 40 1649-026 Lisboa, Portugal

(+351) 210 464 057
etnografica@cria.org.pt

Financiado pela FCT, I. P. (UIDB/04038/2020 e UIDP/04038/2020)

© 2025 Revista Etnográfica